O livro, "A estrada de Ferro de Iguatu", resgata um fragmento importante da história do desenvolvimento do Ceará, e em particular, o município de Iguatu, que foi interligado aos grandes centro urbanos, através da ferrovia. O autor, além de retratar todo o histórico sobre o projeto revolucionário da vinda da ferrovia para este município, ainda dedicou um preito importante de reconhecimento e apresenta uma biografia do líder político, Belisário Cícero Alexandrino, que lutou em favor da vinda desse importante instrumento de transporte, que viria, alguns anos depois, tornar o município de Iguatu num dos maiores centros de comércio da Região Centro Sul do estado do Ceará.
Sobre o autor
José Wilton Montenegro é engenheiro mecânico, com curso de licenciatura em Ciências, e nasceu em 04 de dezembro de 1964, na cidade de Iguatu, sendo filho do médico conceituado Dr. José Holanda Montenegro e da professora, Elze Alves Lima Verde. É autor de valiosas obras hitórico-literárias, representadas pelos títulos "Major Deoclécio Lima Verde - Família e História" e "Efemérides de Iguatu".
Na sua trajetória de vida escolar, estudou no grupo Escolar Carlota Távora, Carlos de Gouvêa, no colégio Diocesano e no Centro Educacional Rui Barbosa, onde concluiu o ensino fundamental, em 1980. Ao transferir-se para a capital fortaleza, em 1981, estudou no colégio Batista Santos e no colégio Cearense, onde concluiu o ensino médio em 1983. No ano seguinte obteve aprovação no vestibular para o curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e também foi aprovado para o curso de Filosofia na UFC, vindo a concluí-los somente no ano de 1990. José Wilton também foi o responsável pela fundação e implantação de um moderno sistema de ensino em nosso município, o atual e afamado Colégio Pólos, que atualmente é dirigido pela sua irmã, a Dra. Virgínia Montenegro.
José Wilton Montenegro, dentre as várias atividades que desempenha, virou homem de negócios e atualmente exerce uma importante função de gerente industrial do Grande Moinho Tambaú, do grupo M. Dias Branco, no estado da Paraíba.
Redação; Luiz F. de Vasconcelos