A violência que atinge o País, e em particular ao estado do Ceará, não poupou nem mesmo as mulheres no ano de 2010. Os assassinatos tiveram uma alta de aproximadamente 12,5% , quando comparados ao ano de 2009. Somente no ano passado, no Ceará, foram assassinadas 153 mulheres, a maioria vítimas de crimes passionais, que no conceito popular é um ato cometido por paixão.
De acordo com reportagem do jornal Diário do Nordeste, edição desta segunda-feira (10), nos últimos sete anos, 858 mulheres foram assassinadas no Ceará, uma média de 122 crimes por ano. A estatística abrange os crimes perpetrados na Capital cearense, sua região metropolitana e no Interior, conforme o cruzamento de informações obtidas nos registros de órgãos oficiais como a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Comando do Policiamento do Interior (CPI), e delegacias de defesa e proteção à mulher.
Estatísticas
Dos 153 registros de mortes violentas de mulheres no Ceará durante o ano de 2010, 78 casos deles aconteceram na Capital, outros 45 crimes ocorreram no Interior do Estado e 30 na Região Metropolitana de Fortaleza. Somente no Cariri, foram 15 mulheres assassinadas, sendo cinco em Juazeiro do Norte, três no Crato, duas em Missão Velha, duas em Campos Sales, uma em Caririaçu, outra em Ipaumirim, e uma em Aurora.
Já na Grande Fortaleza, além dos 78 homicídios ocorridos na Capital, também houve o registro de mortes de mulheres nos seguintes Municípios: Caucaia, com 14 assassinatos; quatro em Aquiraz, quatro em Itaitinga, três no Eusébio, dois em Maranguape, além de um crime em Pacajus, um em Horizonte e outro na cidade de São Gonçalo do Amarante.
Redação: Luiz Vasconcelos
Com informações do Diário do Nordeste
Tags
POLICIAL