Vagas na educação infantil ainda é problema para o País

O déficit de vagas nas escolas de educação infantil no País ainda é grande: Apenas 18,4% da população de 0 a 3 anos estão matriculadas, segundo dados de 2009. Na pré-escola, a situação é mais confortável: cerca de 80% dos brasileiros de 4 e 5 anos estão na escola, mas a demanda a ser atendida ainda é muito grande.

Somente no ano de 2009 é que o Ministério da Educação incluiu a pré-escola como uma das etapas obrigatórias da escolarização - até então apenas o ensino fundamental era compulsório. Com a obrigatoriedade de cumprir a nova lei, e num prazo muito curto, a maioria dos municípios brasileiros ainda não conseguiram se programar para absorver a demanda. 

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, recomenda que nestes casos os atuais prefeitos precisam começar o planejamento da ampliação agora, fazer as contas para que as metas sejam cumpridas, o que não é tarefa fácil, haja vista a necessidade da entrada de "dinheiro novo" na gestão."A tarefa dos municípios é gigantesca para universalizar a matrícula de 4 e 5 anos. Teremos que contratar mais professores, além de toda a estrutura física, equipamentos", afirma Sanches.

Redação: Luiz Vasconcelos

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem