O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), participa do 12º Fórum de Governadores do Nordeste, que acontece em Aracaju (SE), e que conta com a participação da presidente Dilma Rousseff. O objetivo principal do encontro é debater propostas para a erradicação da pobreza, mas a Contribuição Social para a Saúde (CSS), lida como a "nova CPMF", também deve entrar na pauta de discussões.
Cid defende a regulamentação da Emenda 29, que estabelece o valor mínimo de repasses da União para saúde. “Isso (discutir CSS com Dilma) é muito importante, não só para o Nordeste como para o custeio da saúde no Brasil”, disse. O imposto é sustentado por uma cobrança permanente de uma alíquota sobre movimentações financeiras.
Os governadores dos nove estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia) temem que o corte de recursos, anunciado pelo Governo Federal, afete a região. Mas o chefe do executivo do Ceará afirma que recebeu garantias de que os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não serão atingidos. “Estive com ministros do governo e todos garantiram que o PAC não vai sofrer com os cortes”, afirmou Cid.
Pesa a favor do Nordeste o amplo apoio recebido por Dilma nas eleições presidenciais. É consenso entre os governadores que a petista é grata pela quantidade de votos.
Tags
POLITICA