Eleito três vezes o melhor jogador do mundo, Ronaldo, 34, confirmou a aposentadoria nesta segunda-feira. O anúncio oficial aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, no Centro de Treinamento do Corinthians, mas segundo o agora ex-atacante a decisão foi tomada na última quinta-feira.
Ronaldo aproveitou para falar que há quatro anos tem uma doença que prejudica a sua briga com a balança, o hipotiroidismo.
No hipotireoidismo, distúrbio que diminui a produção de hormônios, a glândula tireoide funciona em um ritmo abaixo do normal, comprometendo as funções orgânicas e o metabolismo. Assim, entre os principais sintomas está o ganho de peso, além do ressecamento da pele, fadiga e depressão. O problema é irreversível, mas pode ser tratado com reposição hormonal específica.
"Não consigo falar nada", começou o atacante durante a entrevista, entre os filhos Ronald e Alex, e o presidente corintiano, Andres Sanchez. "Estou encerrando a minha carreira como jogador profissional e dizer que esta carreira foi linda, maravilhosa, emocionante. Tive muitas derrotas, muitas vitórias, fiz muitos amigos e não lembro de ter feitos inimigos", disse.
"Antecipo o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem do meu histórico de lesões, tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões que vão de uma perna para a outra, de um músculo para outro. Estas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira", disse, lembrando que ele tinha um contrato com o Corinthians até o final deste ano.
"Há quatro anos, no Milan, descobri que tinha um distúrbio, que se chama hipotiroidismo, que desacelera o seu metabolismo e que para controlar eu tenho que tomar hormônios no qual não é permitido. Mas não guardo mágoa com quem fez chacotas com meu peso", disse.
Depois de cinco minutos falando sozinho, Ronaldo não se conteve e chorou. Agradeceu a patrocinadores, familiares, e a torcida do Corinthians.
"Eu nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada... Está certo que algumas vezes esta cobrança por resultados faz esta torcida um pouco agressiva, um pouco fora do controle...", afirmou.
Ronaldo lamentou o fato de não ter conquistado a Taça Libertadores e diz que a decisão de se aposentar aconteceu na última quinta-feira. "Estava sozinho em casa e vi que não estava mais suportando as dores", disse.
A Folha
Tags
ESPORTE