A professora Josefranci Morais, mestre em Tecnologia de Alimentos (UFC) e coordenadora do curso Técnico em Agroindústria do campus de Iguatu, está realizando pesquisas para desenvolver um sorvete natural e sem conservantes de umbu-cajá. O projeto visa agregar valor aos subprodutos da fruta nativa da região.
A fase de análise sensorial em que se encontra o projeto busca coletar opinião de pessoas de várias idades e segmentos sociais, com vistas a alcançar a melhor formulação, de acordo com o paladar dos consumidores.
A pesquisadora explicou que a fórmula do sorvete não inclui aditivos ou conservantes, sendo de fácil utilização por produtores que poderão agregar valor aos produtos derivados do umbu-cajá. “É mais um subproduto a ser desenvolvido que vai agregar valor à fruta e gerar renda para a região”, disse.
Concluída a pesquisa e desenvolvida a fórmula do sorvete de umbu-cajá, a professora acredita que o projeto possa entrar numa fase de divulgação e formação de produtores para a confecção do sorvete.