Tornados causam 47 mortos em seis estados

Washington - Pelo menos 47 pessoas foram mortas após uma violenta tempestade gerar tornados em vários Estados do sul dos Estados Unidos, informou a mídia local neste domingo. Os tornados deixaram uma rota de destruição na Carolina do Norte no sábado, destruindo casas e lojas e causando falta de energia, informou a emissora de televisão americana, NBC.

As tempestades derrubaram árvores e linhas de transmissão de energia, destruíram telhados de casas e danificaram caminhões em rodovias.

Mais de 20 tornados foram registrados nos Estados de Mississippi e Alabama, no sul dos EUA, na sexta-feira. Um dia antes, 15 ciclones haviam atingido Oklahoma, Kansas e Texas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano. Na sexta-feira, a virulência do clima atingiu o Arkansas e a Geórgia, segundo a imprensa norte-americana.

As equipes de emergência estão à procura de vítimas nos locais mais afetados da Carolina do Norte, onde foram registrados 62 tornados na madrugada passada, quando passou pela região uma tempestade de primavera considerada a pior das duas últimas décadas.

Destruição
Uma área particularmente atingida foi a capital da Carolina do Norte, Raleigh, onde dezenas de casas e estabelecimentos comerciais foram destruídos. O Estado ficou sem energia em boa parte da sua extensão.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, as tempestades no Estado causaram 24 mortes, 14 delas em um mesmo condado. Autoridades advertem que o número pode crescer.

A governadora da Carolina do Norte, Beverly Perdue, decretou estado de emergência e assinalou que esta é a pior tempestade desde março de 1984, quando tempestades provocaram 22 tornados na Carolina do Norte e do Sul, deixando 57 mortos e centenas de feridos.

No Arkansas, sete pessoas morreram e outras sete no Alabama, os Estados mais afetados. Em Arkansas, um homem e a sua filha morreram quando uma árvore foi derrubada por um raio e caiu sobre a casa onde eles viviam.

Outro menino de 6 anos de idade morreu ao ser derrubado de uma árvore pelos ventos. O governador do Alabama declarou emergência em todo o Estado. Em Oklahoma, onde cinco escolas foram destruídas, duas irmãs já idosas morreram.

Uma pessoa morreu no Mississippi, que declarou estado de emergência em 14 condados. No Texas, um bombeiro foi morto ao tentar apagar um incêndio alimentado pelos ventos.

Os problemas no tempo começaram no fim da quinta-feira em Oklahoma, deixando uma trilha de mortes e destruição. Na sexta-feira e no sábado, os problemas ocorreram em vários Estados.

Abrigadas
Entre as sete pessoas mortas no Alabama estavam uma mãe e suas duas filhas, que estavam abrigadas em um trailer quando este foi atingido por um tornado, segundo funcionários. A potente tempestade avançou para o Oceano Atlântico no início do domingo, segundo meteorologistas do Centro Nacional de Previsão de Tempestades.

"Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, sigla em inglês) advertem que o pior ainda está por vir", indicou o órgão em comunicado. As autoridades recomendam aos cidadãos que acompanhem o noticiário e estejam preparados, caso tenham de se abrigar ou se deslocar de suas casas.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem