Vinte e cinco cidades foram escolhidas para receberem o certificado de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, pelo projetos implantados em 2010.
O evento, promovido pela Revista Ceará e Municípios, será realizado dia 9 de junho, às 19h30min, no Salão Nobre do Naútico Atlético Cearense, com a presença da primeira-dama do estado, Maria Célia Habib Ferreira Gomes e do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, prefeitos, secretários municipais e primeiras damas dos municípios. O município que apresentar maior número de projetos vai ganhar um computador, o segundo lugar, uma impressora e o terceiro numero de projetos, uma máquina fotográfica digital. Jornalista Silvana Frota está a frente do evento há 15 anos, que tem o apoio institucional do Governo do Estado.
Ao invés de votação pela internet, ou comissão a escolha leva em conta critérios técnicos, que estão inseridos dentro das Políticas Públicas da Assistência Social, que visam atender as populações em situação de vulnerabilidade social e que estão previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, através da implantação dos Centros de Referência da Assistência Social, de Conselhos Municipais, projetos de inclusão social, de apoio aos portadores de necessidades especiais, de apoio a jovens e adolescentes, programas voltados para a terceira idade e para as futuras mães. Os projetos socioculturais e esportivos também são levados em conta na escolha. Todos os municípios são convidados a participar e a enviarem um relatório de gestão com os projetos sociais implantados, a partir daí se dá a seleção.
Segundo a jornalista Silvana Frota, idealizadora da homenagem não é fácil realizar a escolha, pois hoje a maioria dos municípios estão inseridos dentro da política pública de assistência social, mas o fato é que, alguns se diferenciam no número de ações e inovam nos projetos, que acabam envolvendo as demais secretarias municipais. Em Acopiara, por exemplo, as ações vão desde cuidar da mãe, da criança acompanhando o seu desenvolvimento, até a adolescência e o envelhecer. Os idosos são atendidos através de três projetos: Conviver, Terceira Idade Cidadã e Convívio da Terceira Idade. Em Limoeiro do Norte são mais de 44 projetos sociais, mas o escolhido este ano foi o Plantão Social, que é aplicado as famílias que ganham até 1/3 do salário mínimo por pessoa, visando oferecer a família um maior suporte na hora tão difícil da partida de um ente querido, disponibilizando o funeral completo; Orós, que fica na região centro-sul do Estado, foi o único município do Estado a receber o premio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, (ODM) conquistado em 2010,, além de ter recebido o Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em 2009 e 2010. Sobral, na Zona Norte o Projeto Vias na Teia da Cultura e o Projeto Catavento, se diferenciam dos demais ali implantados., o primeiro atende a jovens por meio de ações trabalhando a democratização da cultura ,como forma de construir espaços de sociabilidade.
Este ano, serão homenageados os seguintes municípios: Acarape, Acopiara, Aracati, Apuiarés, Crateús, Catarina, Carnaubal, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaiúba, Horizonte, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Morada Nova, Orós, Pacajus, Poranga, São Benedito, Sobral, Tauá e Várzea Alegre.
Tags
REGIONAL