Campanha para vacinar cães e gatos contra raiva começa neste sábado

A campanha nacional de vacinação contra a raiva começa neste sábado (2) e vai até o dia 6 de agosto. Nesse período, o Ceará realizará a primeira etapa de imunização de cães e gatos, em 84 municípios considerados de risco de raiva, com aplicação de um milhão de doses.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença no Estado contemplará os municípios com registro de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos, testes positivos para raiva em morcegos em áreas urbanas e municípios vizinhos a áreas de risco.

A vacina anti-rábica não tem contraindicações e os donos devem levar para vacinar os animais a partir dos dois meses de vida, inclusive fêmeas prenhes, evitando vacinar animais doentes. No dia de mobilização, em 2 de julho, os municípios serão responsáveis pela distribuição dos postos de vacinação.

Último ano
Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados. Este ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o fornecedor de 32 milhões de doses que o Ministério da Saúde irá distribuir às secretarias estaduais de Saúde ainda em maio.

tida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em 20 anos, entre 1990 e 2010, o Ceará registrou 43 óbitos em consequência da raiva humana.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem