Cesar Cielo sobrou na final dos 50m livre. Deixando para trás todos os problemas na preparação e tudo que teve de enfrentar ao longo do Mundial, Cielo não deu chance para os adversários na final da prova mais rápida da natação, que ocorreu na manhã deste sábado (pelo horário de Brasília), e faturou a medalha de ouro para o Brasil. Bruno Fratus que também era expectativa de pódio para o país ficou em quinto lugar.
O paulista, natural de Santa Bárbara D'Oeste, travou o cronômetro com o tempo de 21s52. Isso lhe deu uma vantagem de quase quatro décimos para o segundo colocado, o italiano Luca Dotto, que fechou o percurso em 21s90. O rival francês Alain Bernard completou o pódio, com o tempo de 21s92.
A chegada da prova foi muito equilibrada entre o segundo e o sexto colocado, que foram separados apenas por nove centésimos. Em quarto lugar ficou Nathan Adrian, dos Estados Unidos (21s93). Logo atrás, com 21s96, ficou Bruno Fratus, que piorou em dois décimos o seu tempo em relação às semifinais. A marca da segunda fase lhe renderia a medalha de prata. Krisztian Takacs (HUN) fez 21s99.
Cielo conquista assim a sua segunda medalha de ouro neste Mundial de Xangai (CHN). Ele já havia vencido anteriormente os 50m borboleta - prova não-olímpica -, e ficado fora do pódio nos 100m livre. No Mundial de Roma, em 2009, o brasileiro também conquistou o título dos 50m livre.
Esta é a quarta medalha do paulista em Mundiais, e a quarta de ouro. Além das duas conquistadas em Xangai, os 50m e 100m livre em Roma também constam em sua galeria de medalhas.
Cielo ainda pode nadar, neste Mundial de Xangai, o revezamento 4x100m medley. As eliminatórias da prova ocorrem na noite deste sábado, por volta das 22h (horário de Brasília).
Tags
ESPORTE