FHC diz que deve muito a Itamar e que ele era 'incorruptível'

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se manifestou a respeito da morte do seu antecessor Itamar Franco por meio de nota, onde destaca o fato de ter sido ministro em seu governo (1992-1994) e o caráter "incorruptível" e "imprevisível", com disposição pública comprovada.

FHC foi ministro das Relações Exteriores e da Economia durante o mandato de Itamar, quando foi implementado o Plano Real. A derrubada da inflação alta e a estabilização da economia deram respaldo para sua candidatura presidencial, em 1994. Ele foi eleito. IF se distanciou politicamente de Fernando Henrique durante os dois mandatos e demonstrava publicamente seu desagrado pelo fato de seu sucessor se apresentar como realizador único do plano econômico.

A seguir, a nota divulgada pelo ex-presidente:

"A morte de Itamar Franco privou-nos de tê-lo no Senado, num momento no qual o País necessita de homens exemplares. Incorruptível, com espírito público comprovado, comprometido com seu estado e com o povo brasileiro, Itamar deixa um legado extraordinário. Como seu colega no Senado, seu ministro em duas pastas e como um dos alicerces de minha candidatura à Presidência, devo muito a Itamar. Mas todos devemos a ele a marca de um homem a quem o poder não abalou a simplicidade no modo de viver, nem muito menos as exigências de conduta que aplicava a si e a quem estava a seu lado. Deixam saudades também seu estilo imprevisível, mas sempre movido pelo interesse público, e as maneiras educadas com que tratava a todos. Morreu um grande brasileiro, um homem das Minas Gerais, como ele dizia, mas cujo coração batia no diapasão das pessoas mais simples e mais necessitadas do Brasil, pelas quais sempre zelou.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem