A propaganda, o uso das redes sociais e as entrevistas de médicos terão novas regras a partir de fevereiro de 2012. Uma nova resolução -em substituição à anterior, de 2003 - foi divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ontem. O texto será publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União e vale após 180 dias.
A resolução traz regras específicas sobre como um médico tem de se portar em redes sociais, blogs e microblogs. Nesses casos, o profissional não pode divulgar o endereço e telefone de sua clínica.
“O profissional pode se manifestar como um cidadão comum, dar orientações gerais sobre prevenção e problemas de saúde, mas nunca indicar o tratamento ou promover o seu local de trabalho”, disse o conselheiro do CFM Emmanuel Fortes.
De acordo com o site do XFM, “além de detalhamentos, a nova resolução se diferencia da anterior por proibir expressamente ao médico a oferta de consultoria a pacientes e familiares em substituição à consulta médica presencial. Esta proibição se aplica, por exemplo, aos serviços de assessoria médica realizados pela Internet ou por telefone”.
Tags
NACIONAL