CDL discute violência no trânsito

Os altos índices de violência registrados no trânsito de Iguatu nas últimas semanas provocaram uma reunião na CDL de Iguatu, envolvendo o presidente da entidade, Ariosto Bezerra Vale, os demais membros da diretoria, e dois convidados: o secretário de Saúde do município, Dr. Joab Soares e o vereador Aderilo Alcântara Filho. Durante quase duas horas os empresários, lojistas e convidados discutiram ações que poderão ser implementadas no sentido de ajudar a reduzir a violência.

Em duas semanas morreram seis pessoas no trânsito na área que compreende o perímetro urbano da cidade, vítimas de atropelamentos e colisões entre carros e motos. O aumento no número de ocorrências com vítimas fatais fez acender uma ‘luz vermelha’ na segurança do trânsito no município, o que fez a Câmara de Dirigentes Lojistas, através de seus sócios-diretores tomar a iniciativa de gerar o debate.

A reunião foi convocada pelo próprio Ariosto Bezerra Vale, presidente da CDL. O presidente expressou sua preocupação, enquanto cidadão, por conta dos acidentes que têm se multiplicado e ainda ajudado a denominar uma das principais vias de acesso da cidade como ‘Avenida da Morte”, em face dos muitos acidentes com vítimas fatais. Os diretores, Valmir Alves de Oliveira, Francisco Bento de Souza, Dedé Duqueza, Paulo de Tarso e Amauri Carneiro também se manifestaram com a apresentação de sugestões de algumas ações e estratégias que poderão ser desenvolvidas em curto prazo, podendo funcionar como estratégia para reduzir a violência. Uma das ações seria uma campanha desenvolvida pela CDL junto à comunidade com o intuito de mobilizar as pessoas, para que os usuários estejam sensibilizados em usar o trânsito de maneira racional e seguro.

O secretário de Saúde, Dr. Joab Soares disse que ficou sensibilizado com o convite feito pela CDL e a preocupação dos lojistas em discutir o assunto, uma vez que a violência no trânsito e o alto número de vítimas mutiladas acaba sendo também um grande problema de saúde pública. Dr. Joab sugeriu fazer uma parceria com os lojistas, através da empresas de revenda de motos para que esses não permitam que pessoas sem habilitação e sem nenhuma noção de leis de trânsito possam pilotar esse tipo de transporte. O secretário também defendeu mais fiscalização dos órgãos de trânsito, com a intensificação das blitze principalmente nos finais de semana para diminuir as ocorrências de trânsito.

Vereador Aderilo Filho (PSDB)
O vereador Aderilo Alcântara também ressaltou a importância da iniciativa da CDL em puxar a discussão de um tema que é do interesse de toda sociedade. Ele ressaltou que o poder público sozinho não consegue alcançar o êxito desejado. O vereador lembrou que, a CDL desenvolve um papel importante na cidade e é relevante que isto seja divulgado, para que todos tomem conhecimento de que há uma preocupação com a violência. Ele sugeriu uma campanha institucional em todas as emissoras de Rádio independente de partido, e que nessa campanha as pessoas que tiveram famílias vitimadas sejam ouvidas também. Segundo Aderilo é importante causar um grande impacto na população em geral chamando a atenção para os problemas que o trânsito pode gerar. Na opinião do vereador é possível acionar também a igreja que tem um grande poder na sociedade. Aliado a isso cobrar das autoridades as fiscalizações, contra bebedeiras e a utilização de meios de transportes conduzidos por motoristas desabilitados. “Gostaria de dizer que a CDL está de parabéns pela mobilização de assuntos sociais e de interesse da população, como por exemplo, o trânsito, muito bem discutido nesta reunião”, finalizou. 

Colaboração: J. Guedes

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem