Perímetro irrigado Icó-Lima Campos em estado de abandono aguarda solução do Dnocs


É aguardada com expectativa, para hoje, quarta-feira (26), uma reunião com diretores do Dnocs, para apresentação e discussão do projeto de transposição de águas, por gravidade, no Açude Lima Campos para parte do perímetro. De acordo com reportagem do Diário do Nordeste, dois terços do Perímetro se encontram totalmente abandonados por falta de água nos canais há mais de 12 anos.

Muitos agricultores da região aguardam com ansiedade uma solução para o problema que já se arrasta há muito tempo, fazendo com que muitos, sem condições de trabalho, tivessem que abandonar a lavoura.  "O perímetro é o pulmão de desenvolvimento de Icó, mas está em declínio e tornou-se um caos, um problema sério, afetando a agricultura familiar e a economia local. Já fizemos dezenas de reuniões e as coisas não saem do papel, mas vamos dar mais um voto de confiança e esperar", disse o  integrante da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Neto Nunes (PMDB).

O projeto de recuperação do Perímetro prevê a transposição por gravidade, eliminando a necessidade de bombeamento, e reduzindo custos com energia elétrica. O Dnocs pretende começar a obra em 2012, com um custo inicial de R$ 11 milhões de reais, entretanto lideranças do setor agrícola mantém descrença sobre a recuperação dos canais e as obras de transferência de água.

"Vamos fazer uma promessa para que isso aconteça", disse o secretário de Agricultura do Município, Mailton Bezerra. "A reivindicação para a melhoria do perímetro é antiga, estamos cansados e os agricultores massacrados". 


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem