Professores e alunos dos cursos de Educação Física da Urca - Unidade Descentralizada de Iguatu, estão se mobilizando e aprovaram uma paralisação das aulas para o próximo dia 10 de dezembro, caso não seja solucionado o impasse que vem impedindo o pagamento dos professores e servidores administrativos contratados pela instituição. Eles já entregaram documento à direção local da Urca sobre a tomada de decisão da maioria dos estudantes. “Nós não podemos esperar sem que ocorra uma solução para esse problema que se arrasta há vários semestres”, disse o professor. Juciel Lima.
Há quase dois meses os salários dos docentes estão atrasados, por conta de um problema que surgiu a partir de uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou ilegal o convênio entre o Governo do Estado e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC.
No primeiro semestre deste ano, a Assembléia Legislativa aprovou uma lei que autoriza o convênio nos moldes atuais, mas para o TCE a ilegalidade permanece e o correto seria a realização de concurso público para seleção de docentes e de servidores administrativos, segundo determina a Constituição Federal.
De acordo com a reitora da Urca, Otonite Cortez, há um esforço da instituição em encontrar uma forma legal que possibilite o pagamento dos professores o mais rápido possível. Ela informa ainda que a reitoria vem trabalhando fortemente junto ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Procuradoria Geral do Estado, para a realização de concurso para a seleção de 168 professores.
(Foto: Honório Barbosa)
(Foto: Honório Barbosa)