Os professores da Rede Municipal de Ensino de Iguatu participaram de uma audiência pública, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, objetivando discutir propostas, avaliar avanços, e sugerir melhorias que possam ser implantadas durante a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), para 2012.
O evento contou com a participação do prefeito municipal, Dr. Agenor Neto, do vice-prefeito, João Alencar de Oliveira, da secretária de Educação, Benildes Uchoa, demais secretários municipais, vereadores, diretores de escola, e público em geral.
O encontro reuniu em torno de 500 profissionais da educação. A secretária da educação, professora Benildes Uchoa, abriu os debates, e citou alguns avanços na educação do município como a implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), melhorias na estrutura física de algumas escolas, qualificação de professores, merenda escolar de qualidade, mas fez questão de ressaltar que os atuais índices ainda estão muito distantes das metas planejadas pela administração municipal, que é de colocar a educação do município entre as mais exitosas de todo interior do estado. "Como gestores, estamos cumprindo o nosso compromisso com a educação. Estamos num esforço contínuo de cobranças e acompanhamentos, mas mesmo assim ainda não atingimos o objetivo maior que é garantir uma educação de qualidade às nossas crianças", disse Benildes Uchoa.
O prefeito Agenor Neto fez questão de reconhecer o esforço desenvolvido por toda equipe que faz a educação de Iguatu, mas afirmou que os resultados ainda não atingiram os objetivos traçados pela sua gestão. Diante de uma platéia atenta, ele pediu mais empenho e disse que a sua administração tem feito um esforço máximo para atender naquilo que for possível as reivindicações dos professores, seja no quesito salarial ou de infraestrutura educacional. Ainda de acordo com ele, é preciso fazer jus aos recursos do Tesouro Municipal que estão sendo aplicados na educação, que atualmente chegam a quase 30%, muito superior aos exigidos pelo Ministério da Educação.
"Quem respeita a educação, e sabe que é valorizando os educadores, valorizando quem representa vocês, que é o sindicato, abre a gestão financeira e mostra transparência na aplicação dos recursos, e isto nós temos feito, através de reuniões com representantes sindicais, onde temos buscado atender uma grande parte das reivindicações da categoria, dentro daquilo que realmente pode ser atendido. Diante de tanto esforço peço a todos vocês que se empenhem ao máximo. Busquem soluções práticas para um melhor aproveitamento das nossas crianças, e agindo dessa forma, eu tenho certeza de que nós iremos atingir o nosso objetivo maior, que é garantir uma educação de qualidade para as nossas crianças, disse Agenor Neto.
Durante a reunião, vários questionamentos foram levantados por alguns professores. A professora Elieuma, que leciona na Escola Maria Pacífico Guedes, ressaltou os avanços realizados no últimos anos na educação do município, e disse que os professores tem se empenhado muito para que realmente as coisas possam acontecer no contexto educacional, no entanto, citou algumas necessidades, como por exemplo, a contratação de um profissional em psicologia para atender às crianças que chegam à escola com transtornos psicológicos, decorrentes da precária estrutura familiar.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fátima Siqueira, fez questão de reconhecer o esforço da administração municipal, que sempre tem buscado atender aos interesses da categoria, e citou como exemplo as últimas reuniões, onde uma equipe formada por representantes sindicais teve a oportunidade de discutir algumas melhorias salariais cara a cara com o prefeito Agenor Neto. Ela ressalta que o resultado das reuniões foram considerados satisfatórios pela grande maioria dos educadores, que viram na pessoa do prefeito, um interesse pleno, no sentido de que todos tenham os seus direitos constitucionais atendidos.
REDAÇÃO: Luiz Vasconcelos