Camilianos vão assumir a gestão do Hospital Regional de Iguatu

Sessão da Câmara municipal debateu o assunto
A ordem religiosa comandada por padres, Beneficência Camiliana do Sul, deverá assumir a administração do Hospital Regional de Iguatu nos próximos meses. Por meio de contrato com o município, a instituição filantrópica terá um prazo ainda não especificado para dirigir o hospital que terá uma diretoria composta por administradores hospitalares, médicos e enfermeiros designados a implantar o modelo da entidade trabalhar. Todo o corpo de colaboradores (funcionários) será mantido com a nova gestão.

Atualmente 49 hospitais em todo o Brasil estão sob a gestão da São Camilo, e no Ceará a instituição gerencia de forma eficiente o hospital Cura D'Aris, em Fortaleza, além dos hospitais de Itapipoca, Crato, Crateús e Tianguá. O número cresceu em pelo menos 30% nos últimos 24 meses, quando instituições solicitaram gestão à São Camilo que ainda administra clínicas, planos de saúde, faculdades, centros educacionais infantil e para a juventude, abrigos e albergues. Nos hospitais em que a entidade administra, mais de 70% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde, SUS, e o restante funciona com a rede conveniada de planos de saúde. Desta forma, todo o resultado obtido em cada hospital é reinvestido nele mesmo, seja em obras, aquisição de equipamentos ou melhorias.

Nesta terça-feira (01) o assunto chegou ao plenário da Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o secretário de saúde do município, Dr. Joab Soares, a equipe da Beneficência Camiliana, além dos vereadores de oposição e situação, que fizeram vários questionamentos em relação ao assunto.

O secretário Dr. Joab Soares, ao usar da tribuna, explicou que o município e a população em geral só têm a ganhar com a nova forma de gestão do HRI. Segundo ele, a idéia é fortalecer o atendimento com melhorias para os funcionários e principalmente para os pacientes que procuram atendimento de urgência e emergência na unidade médica.


Como vai funcionar a futura gestão

A efetivação da transferência da gestão do Hospital Regional para a Beneficência Camiliana somente será realizada após aprovação de projeto de Lei, que deverá passar pela aprovação da Câmara municipal, e posteriormente será assinado um convênio com a entidade, para que a parceria aconteça.

Recursos

Os repasses de recursos do município e do próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e os convênios mantidos com o Governo do Estado serão todos mantidos. Para investir no hospital e melhorar o atendimento, a entidade irá abrir convênios com planos de saúde. A Beneficência já é conveniada com os planos de saúde e vai poder contar com essa parceria imediatamente.

Situação dos atuais funcionários

Todos os funcionários do hospital continuam nos cargos com a mudança da administração. Os terceirizados passam a ser contratados pela entidade. Já os funcionários efetivos, aqueles nomeados através de concurso público, poderão optar pela continuação da sua atividade pelo município de Iguatu, ou então, terão a opção de se licenciar do cargo por dois anos sem remuneração e ingressar como funcionário da entidade. 

A gestão será acompanhada

Todo o trabalho desenvolvido através da gestão Camiliana frente ao Hospital Regional de Iguatu será fiscalizado pelo Conselho de Saúde e pela própria prefeitura municipal, através da Secretaria de saúde.

REDAÇÃO: Luiz Vasconcelos

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem