Síria: sanções são "declaração de guerra econômica", diz chanceler

Em suas primeiras declarações públicas após a Liga Árabe aprovar novas sanções contra a Síria, o ministro de Relações Exteriores sírio, Walid al-Moallem, classificou as medidas, nesta segunda-feira, como uma "declaração de guerra econômica". Ao mesmo tempo, Moallem minimizou os efeitos da decisão. Segundo ele, a Síria já resgatou 95% dos fundos que seriam possíveis alvos da decisão dos Estados árabes, que congelaram bens do governo de Bashar al-Assad.

- As sanções são uma via de mão dupla. Não estou ameaçando aqui, mas vamos defender os interesses de nosso povo - afirmou o chanceler em um discurso transmitido pela TV.

O ministro afirmou ainda que a Liga Árabe se recusa a acreditar que há uma conspiração internacional contra a Síria. Pouco antes da confirmação da aprovação das novas sanções, o governo Assad usou o jornal oficial "al-Thawra" para acusar o bloco de "trair a solidariedade árabe". Numa carta enviada à organização no sábado, o próprio Moallem já havia acusado a Liga de tentar transformar os problemas da Síria numa crise internacional.



Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem