Zona Norte do Ceará registra tremor de terra de 2,5 graus

Um tremor de terra de 2,5 graus na escala Richter foram registrados em três municípios da Região Norte do Estado nesta quinta-feira (3). Segundo Francisco das Chagas Brandão, chefe do laboratório de sismologia da Defesa Civil, o abalo atingiu os municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca por volta das 3h40min.

De acordo com a Defesa Civil, não foram registrados danos nos locais atingidos. O órgão também afirmou que os abalos sísmicos são comuns na região e que já foram registrados mais de 3.500 tremores desde 2008.

Francisco das Chagas Brandão afirmou que o pico da atividade sísmica aconteceu em maio de 2008, quando um tremor de 4.3 graus na escala Richter atingiu o Ceará, chegando a ser sentido em Fortaleza, mas a tendência é que os tremores de terra diminuam.

A Defesa Civil também alertou que o fenômeno é recorrente e imprevisível, e que a população vem recebendo uma preparação especial para este tipo de ocorrência. O órgão monitora o comportamento sísmico do Estado em parceria com universidades do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

(Jangadeiro Online)

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem