Prefeito Agenor Neto inaugura sede do programa Agente do Bem



Foi inaugurada nesta quarta-feira (30) com a presença do prefeito Agenor Neto e do vice-governador do Estado, Domingos Filho, a sede do programa Agente do Bem, que está localizada na rua Wilton Correia Lima S/N, no bairro Prado. Bastante concorrida, a solenidade ainda contou a presença do presidente do CDL de Iguatu, Ariosto Vale, do ex-deputado estadual José Ilo Dantas, além de representantes do legislativo, representante da Diocese de Iguatu, secretários municipais, lideranças comunitárias e população em geral.

Para abertura do evento houve apresentações culturais, com destaque para a apresentação do coral da Igreja Adventista de Iguatu, e em seguida as autoridades fizeram a entrega simbólica do benefício da isenção da conta de água e energia elétrica para os primeiros beneficiários.

Ex-deputado Zé Ilo entrega  título de isenção a beneficiária
Muito emocionado, o prefeito Agenor Neto falou da sua luta para implantar o programa e disse que ele foi feito pensando realmente naqueles que mais necessitam, onde muitas vezes, sufocados pelo pagamento de uma conta de água ou de energia elétrica, acabam deixando de comprar uma alimentação melhor para os seus filhos. “Esse programa, que tem o objetivo de proporcionar a melhoria de vida dos nossos irmãos iguatuenses, foi fruto de um trabalho intenso de todos que fazem essa gestão, para poder economizar recursos do município, e dessa forma podermos estar vivendo essa noite, implantando esse grande benefício social que é o Agente do Bem”, disse Agenor Neto.

Para o vice-governador Domingos Filho, esse é um momento de muita importância para a história política e administrativa de Iguatu, pois esse programa está inspirado no modelo de uma gestão eficiente, que trabalha não só a questão da infraestrutura, mas se preocupa principalmente com o desenvolvimento social do seu povo. “Só sabe o alcance desse programa aquelas pessoas e aquelas famílias na extrema vulnerabilidade que serão alcançadas pelo braço generoso e pela consciência cidadã dos Agentes do Bem, que através de uma ação de coragem do prefeito Agenor Neto, pode nesse momento implantar esse grandioso programa”, disse Domingos Filho.

O que é o agente do Bem

O Agente do Bem tem como objetivo isentar as famílias carentes do município do pagamento das contas de água e energia elétrica. De imediato o programa vai atender a um número aproximado de mil famílias, que serão cadastradas por meio dos 114 agentes capacitados, que farão visitas nas residências com o objetivo de identificarem as famílias em vulnerabilidade social e que atendam aos requisitos exigidos pelo programa:  renda mensal de até R$ 70 reais e famílias que moram em condições precárias, como é o caso das casas construídas à base de madeira e barro, as conhecidas taipas.


 Para se manter no programa as famílias terão que manter alguns requisitos básicos: manter a caderneta de vacinação das crianças em dias; ausência de focos de doenças endêmicas nos domicílios (larva do mosquito da dengue, por exemplo); combate a violência doméstica; manter os filhos na escola pública com freqüência mínima de 85% para alunos de 04 a 17 anos; manter um consumo de água de no máximo 10m³ mensal e de energia eletrica em até 65Kw. Além disso as famílias com vulnerabilidade social devem matricular seus filhos nos programas sociais para serem assistidos pelos CRAS e CREAS.

O processo para cadastramento será gradativo e a expectativa é de que até 2014, cerca de 10 mil famílias possam estar inseridas no programa.

Redação: Luiz Vasconcelos

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem