Surto de gripe A pode ter se espalhado para Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim e Acopiara


Os 13 casos confirmados de gripe A e mais 534 casos suspeitos da doença no município de Pedra Branca, região do Sertão Central, tem trazido grandes preocupações por parte da Vigilância Epidemiológica do estado do Ceará, isto porque agora começam a surgir suspeitas de novos casos em mais quatro municípios vizinhos, que são eles: Acopiara, Quixadá , Quixeramobim e Boa Viagem.

Em Boa Viagem, 24 casos suspeitos da H1N1 já foram notificados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Já os municípios de Quixadá e Acopiara têm um caso cada sob investigação.

Em Quixeramobim, a suspeita de que um bebê de nove meses possa ter contraído a doença, levou o Ministério Público a instaurar, nesta quinta-feira (1), através do Promotor de Justiça, Hugo Frota Magalhães, um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações da Secretaria de Saúde local, requisitando informações e providência para o devido enfrentamento de um possível surto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Quixeramobim, num prazo de cinco dias, deverá apresentar a relação dos profissionais de saúde capacitados para o devido enfrentamento da doença e para o tratamento dos pacientes, que possam ser acometidos pela gripe H1N1.

O Ministério Público ainda questiona a quantidade de leitos disponíveis para eventuais pacientes atingido pela doença, como também exige do poder público as informações do plano contingencial relativo à disponibilidade de medicamentos, bem como de vacinação e veículos para o transporte dos pacientes, no caso de uma eventual epidemia da gripe A.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem