70% dos leitos do IJF são ocupados por vítimas de acidente de moto


O trânsito no Ceará tem gerado cada vez mais acidentes, que envolvem, especialmente, motociclistas. No Instituto José Frota (IJF), os dados são alarmantes. O volume de pacientes é tão grande que, dos 403 leitos do hospital, 70% são ocupados por vítimas de acidentes de moto. “Esses acidentes se tornam mais graves a cada dia”, destaca o diretor-executivo do IJF, Casemiro Dutra. Em números gerais, houve um aumento drástico de pouco mais de 1.000% na quantidade de atendimentos nos últimos dez anos. 

Segundo Casemiro, com o aumento do poder aquisitivo, os cearenses vêm trocando a bicicleta pela moto, sem o devido preparo. Ele informou que, apenas em dezembro de 2011, 898 pessoas foram atendidas devido a acidentes de moto, uma média de 29 por dia.

O perfil dos pacientes é fácil de ser identificado. “A maioria é homem, 50% são do Interior e 60% têm entre 15 e 45 anos”. 

O caso é tão grave que já rendeu até uma dissertação de mestrado feita pelo cirurgião do IJF, Lineu Jucá. Em uma pesquisa com cerca de 600 pacientes internados devido a acidentes de moto entre 2007 e 2008, ele constatou que 56% não usavam capacete, 42% estavam embriagados e 55% não tinham sequer habilitação.

A falta de carteira foi um dos erros de um montador de som de 20 anos, internado há 15 dias. Morador de Quixadá, ele conta que guia motocicletas desde os 12 anos. No dia 7, acabou sendo atropelado por um carro que, segundo ele, vinha no sentido contrário, com os faróis apagados. “Eu vinha errado, sem capacete. Quando eu ficar bom, vou tirar a carteira, mas de carro”. (O POVO)


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem