Conselho Comunitário envia nota de repúdio com duras críticas à Ematerce de Iguatu



O Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu – CCDMI, envia nota à imprensa, repudiando a forma e o tratamento desumano e autoritário com que algumas lideranças comunitárias são tratadas ao se dirigirem ao Escritório Regional da EMATERCE de Iguatu. Segundo a nota, estaria havendo clientelismo e interferências políticas dentro da referida instituição. Leia abaixo o teor da nota.

O Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu, há 23 anos, prestando relevantes serviços a comunidade iguatuense e principalmente aos movimentos comunitários, vimos de público repudiar a forma desumana e autoritária que a gerência da EMATERCE de Iguatu trata as lideranças comunitárias do nosso município.

O Conselho Comunitário, assim como Associações do nosso município assumem uma doutrina que se chama Associativismo, expressando a crença de que juntos podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a sociedade nos apresenta. Destacamos o princípio da Adesão Voluntária e Livre, bem como o interesse pela comunidade. As Associações trabalham pelo Desenvolvimento Sustentável de suas comunidades e Municípios através de políticas aprovadas por seus membros.

Entristece-nos saber que a EMATERCE de Iguatu, através de sua gerência, tente desvirtuar essas características das organizações comunitárias, negando um direito que lhes é garantido por lei. Se não vejamos:

- Recentemente procuramos a gerência da EMATERCE, através da Assessoria Comunitária para dar acompanhamento e parecer sobre demanda de Projetos já avaliado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), o que nos foi negado; 
- Falta de compromisso para com a função que ocupa, existindo não apenas desrespeito com lideranças, mas com trabalhadores e trabalhadoras rurais e ainda com o segmento e suas representatividades.
- Clientelismo, estando sempre presente a política partidária, esquecendo-se da coletividade.

A empresa EMATERCE deveria ter como principal objetivo a SATISFAÇÃO de seus clientes e colaboradores, pois essa é na verdade a orientação do nosso presidente, não só no Estado, mas nas Regionais. 

Essas práticas cometidas pela gerência da EMATERCE de Iguatu constituem retrocesso em nosso município que cada vez mais se firma nos princípios democráticos em defesa dos direitos humanos de uma sociedade livre, justa e igualitária.

Cordialmente

Lindovan da Silva Oliveira
Presidente do CCDMI

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem