Egípcios comemoraram um ano do início dos protestos no país


Centenas de egípcios se aglomeraram nesta quarta-feira (25) na Praça Tahrir, no Cairo, para celebrar a data que marca o começo dos protestos ocorridos no ano passado e que levaram à renúncia do então presidente Hosni Mubarak – em 11 de fevereiro de 2011.

Munidos com bandeiras do Egito os manifestantes gritavam palavras de ordem em defesa da democracia. Mubarak ficou cerca de 30 anos no poder.

Os principais cafés da capital egípcia passaram a madrugada lotados. Muitos dos clientes usavam lenços palestinos na cabeça ou no pescoço representando o traje dos revolucionários. No entanto, os egípcios cobram da Justiça uma resposta às denúncias de abusos ocorridos durante os protestos no ano passado. Tanto é que várias vítimas e suas famílias estiveram presentes na Praça Tahrir para reivindicar direitos. As autoridades intensificaram o esquema de segurança nas áreas em torno dos edifícios do governo e perto da praça.

Nessa terça-feira a Junta Militar, que governa o Egito há quase um ano, suspendeu parte de estado de emergência que vigora no país há 45 anos. A partir de hoje várias das restrições impostas aos civis pelo estado de emergência deixarão de vigorar. A decisão foi anunciada ontem pelo chefe da Junta Miliar, o marechal Mohamed Hussein Tastawi. A declaração foi transmitida pelas emissoras de televisão.

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem