Polícia Civil aguarda resposta do Governo; 100% das delegacias de Fortaleza aderiram à greve


Policiais civis em greve aguardam uma resposta do Governo até as 13 horas desta quinta-feira (5), afirmou o vice-presidente do Sindicatos dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci/CE), inspetor Xavier Farias. Segundo ele, 100% da delegacias de Fortaleza já aderiram à greve.

Viaturas bloqueiam entrada de delegacias
Após a tentativa de acordo nesta quarta-feira (4), entre grevistas e o Governo, não acontecer, o Sinpoci aguarda que a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Ceará (SSPDS) envie um representante do Governo para negociar as reivindicações do policiais. “Estávamos esperançosos quanto à negociação, mas chegando lá não tinha ninguém para conversar conosco”, diz Xavier.

Enquanto o Sinpoci aguarda negociação com o Governo, mais delegacias aderem ao movimento grevista. Segundo o vice-presidente do Sinpoci, todas as delegacias de Fortaleza estão paralisadas assim como as delegacias regionais. “Ainda estão trabalhando alguns policiais da metropolitanas, mas são pessoas terceirizadas. No geral, 90% já parou”, afirma.

Exército e FNSP

De acordo com Xavier Farias, os soldados do Exército seriam ineficazes nas funções da Polícia Civil. O comentário do dirigente faz relação ao anúncio do Comando da 10ª Região Militar que afirmava que o Exército poderia assumir. “A Força Nacional até tem capacidade para realizar algumas funções da Polícia Civil, já o Exército precisaria de seis meses para se adaptar”.

Um dos problemas que o Exército e a FNS enfrentam é o não conhecimento do Estado. “Eles não conhecem a realidade local. Não sabem as carência do Estado”, afirma o vice-presidente do Sinpoci.

Revolta

A categoria dos policiais civis questiona a posição do Governo quanto às reivindicações salarias. “Como o Governo arranja dinheiro para pagar 15 mil policiais militares e não pode atender 1.800 civis?”, diz o dirigente.

Fonte: Diário do Nordeste



Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem