Distante 23 km da sede urbana de Cedro, município localizado na Região Centro Sul, o Parque Ecológico Poço Cercado das Pedras é hoje um símbolo do desperdício do dinheiro público, e da falta de planejamento estratégico da gestão municipal que idealizou o projeto.
Construído às margens do Rio Salgado, na localidade de Pedregulho, Distrito de Santo Antonio, com recursos iniciais do Ministério do Turismo no valor de R$ 199 mil, a obra sofre estragos causados pelo abandono, além da ação da própria comunidade, que se utiliza de atos de vandalismo para depredar paredes, portas, banheiros, instalações elétricas entre outros.
Prefeitura não cumpriu o seu papel
Apesar do projeto ter sido construído com recursos do Ministério do Turismo, a Prefeitura de Cedro nunca cumpriu, em sua totalidade, a parte de acordo do convênio, que previa a melhoria no acesso, através da construção de estradas, ficando inclusive boa parte dos proprietários de terra onde a obra foi edificada, sem receber as indenizações.
De acordo com o secretário de infraestrutura de Cedro, Manoel Siqueira, o Parque Ecológico Poço Cercado das Pedras ainda chegou a ser inaugurado, e funcionou durante certo tempo, mas a falta de recursos para manter o equipamento, fez com que se chegasse a situação atual. "No momento, realmente está deteriorado, mas são vândalos, moradores que depredam e estragam a obra pública", lamentou. "Há um esforço da administração para obter recursos para a reforma e restauração do parque e viabilidade do empreendimento turístico", explicou Manoel Siqueira, que ainda esclarece que há um esforço da atual administração para obter recursos para reformar o parque.
Tags
REGIONAL