O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes se reuniram, na manhã desta terça-feira (28), com representantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para definir os locais por onde o papa Bento XVI deve passar durante os seis dias do evento, que acontece em julho de 2013. O cardeal Stanislaw Rylko, representante do Vaticano, visita a cidade para acompanhar a organização do evento e afirmou estar satisfeito com os preparativos até agora. De acordo com a organização da JMJ, a expectativa é de que a cidade receba cerca de 2 milhões de pessoas na ocasião.
“O comitê organizador está fazendo um trabalho extraordinário, já formaram-se vários subgrupos de trabalho, como por exemplo aqueles que cuidam do recebimento e acolhimento dos peregrinos”, afirmou o cardeal. “A JMJ vai maravilhar o povo brasileiro do Rio com a quantidade de jovens que virão de todo mundo, especialmente da América Latina.”
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ressaltou que uma das preocupações do cardeal é a segurança pública. “A segurança é um aspecto muito salientado pelo cardeal por conta de tudo aquilo que se ouve muito na Europa com relação ao Brasil”, comentou. “O governo e a prefeitura estão dando a estrutura necessária que compete a eles em relação a locais, deslocamento e vias públicas.”
De acordo com o cardeal, os critérios necessários para definir os locais que devem receber o papa são, entre outros, a capacidade para comportar grande quantidade de pessoas e boa estrutura de acesso. A orla de Copacabana, o Maracanã e o Aterro do Flamengo são alguns dos locais cotados pela organização do evento, mas a programação oficial só deve ser anunciada em abril deste ano.
“Acredito que alguns locais que são tradicionais devem ser contemplados. A cidade merece ser vista também por aquilo que todo mundo ouve falar”, acrescentou Dom Orani.
No domingo próximo, a Igreja vai lançar uma campanha de hospedagem para incentivar fiéis a receber os peregrinos que vêm para a jornada. Quem tiver interesse em participar deve procurar um representante da JMJ na paróquia mais próxima.
Tags
NACIONAL