A Câmara de Vereadores de Iguatu aprovou por oito votos a um, o projeto de Lei que transfere a concessão da gestão do Hospital Regional de Iguatu em forma de comodato à Sociedade Beneficente São Camilo.
A medida já é aguardada com muita expectativa pela população iguatuense, haja vista o renomado conceito que a instituição Camiliana tem em diversos estados onde administra hospitais públicos. “Estamos procurando trazer sempre o melhor para Iguatu, e a vinda dos padres Camilianos com certeza vai multiplicar a capacidade do Hospital Regional em atender bem aos nossos irmãos iguatuenses mais necessitados”, disse o prefeito Agenor Neto.
No Ceará, alguns municípios já promoveram essa mudança como é o caso de Tauá, Crato, Crateús e Fortaleza com o hospital Cura D’ARS, que atualmente está na lista dos melhores hospitais, atendendo todos os convênios médicos.
Oposição não concorda
Recentemente o grupo adversário político da administração municipal tentou criar dificuldades para a concessão da unidade hospitalar para os padres Camilianos. Foram realizados debates e por último houve uma audiência pública no auditório do CDL, em Iguatu, envolvendo o Ministério Público, a igreja, representantes de entidades de classes e a Secretaria de Saúde do município, com objetivo de discutir e modificar alguns aspectos relacionados aos direitos trabalhistas dos funcionários concursados.
Diocese de Iguatu é a favor
Recentemente, durante a abertura da Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema está relacionado com a Saúde Pública, o bispo diocesano, Dom João Costa, disse que aguardava com ansiedade o início dos trabalhos dos padres Camilianos frente à gestão do Hospital Regional. Ele afirmou que conhece plenamente o trabalho da instituição religiosa no país, e espera com isso que a saúde de Iguatu dê mais um passo em busca de um atendimento mais humano, mais solidário e que realmente tenha a capacidade de atender às pessoas mais necessitadas.
Redação
Luiz Vasconcelos