Na ação de viabilizar o acesso de pessoas com deficiência em cursos de qualificação profissional a CDL de Iguatu é exemplo para o Ceará. A afirmação foi feita por Josué Felício, da célula de Educação Profissional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, do Governo do Estado. "Nesta parte a CDL de Iguatu está sendo um exemplo para o Ceará, por ajudar esse projeto acontecer aqui", disse.
Josué, que é deficiente visual esteve em Iguatu na quinta, 08/03 visitando o curso de Telemarketing realizado para atender deficientes visuais, através de uma parceria entre a CDL, a Associação dos Cegos da Região Centro Sul - ACERCS, Associação dos Cegos do Ceará e a STDS.
Ele falou sobre o projeto 'Ceará Acessível', da STDS, coordenado por uma secretaria do Governo diretamente ligada ao gabinete da primeira dama, Maria Célia. Ele disse que o projeto desenvolve atualmente um programa denominado 'Garantindo a Acessibilidade', através do qual vem firmando parcerias com outras entidades e instituições para viabilizar a realização de cursos profissionalizantes para portadores de deficiência. Segundo Josué, o programa objetiva capacitar os portadores de deficiência para a inclusão desses no mercado de trabalho.
O representante da STDS visitou a sala onde o curso está acontecendo e se reuniu com três dos diretores da CDL, Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, 1º vice-presidente, João Alves de Oliveira, e Valdimiro de Souza Lima, diretores administradores financeiros os participantes do curso. Ele também conversou com a secretária de Educação do município, Benildes Uchôa, que esteve na CDL a convite da coordenadora do Programa de Educação Especial do Município, Ana Neudsa Gurgel Moreno.
Na reunião Josué Felício também pediu a parceria das empresas locais no sentido de abrir vagas para os deficientes que estão se qualificando profissionalmente. "Eu faço um apelo neste sentido por entender que tão importante quando qualificar essas pessoas é permitir o acesso delas ao trabalho". Ele entregou ao vice-presidente da CDL, Carlos Tadeu, um 'kit de acessibilidade', material impresso com informações que podem oferecer suporte às empresas, na hora de contratar pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na quarta, 07/03 o curso de Telemarketing entrou no 2º módulo da carga horária que prevê 140/horas/aula. A nova instrutora, Mona Valesca iniciou o 2º módulo que vai trabalhar até o final deste mês com os cursandos, 'Relações Interpessoais', 'Preparo para o Mercado de Trabalho' e a parte específica de um 'Operador de Telemarketing'. Na abertura do 2º módulo, a instrutora declarou que "a CDL está criando a oportunidade para que essas pessoas consigam conquistar algo que é muito importante para qualquer cidadão que é o acesso ao mercado de trabalho".
J. Guedes
Assessoria CDL de Iguatu
(88) 8823-1581
(88) 9921-9012
(88) 3581-1818 (CDL atendimento)