A comunidade católica do bairro Alto do Jucá, em Iguatu, iniciou no último dia 10 deste mês os festejos em homenagem a Santo Expedito. A festa chegou na sua 6ª edição. São 10 dias de programação, com muita festa, louvor e adoração ao Santo das causas justas e Urgentes.
Nesta segunda-feira (16) a celebração foi presidida pelo pároco da Catedral de São José, Francisco Ernandi, e pelo padre redentorista Brandão Callanan.
Os festejos se encerram no próximo dia 19, com a tradicional procissão. Toda a renda da festa será destinada ao término das obras da capela de Santo Expedito.
Quem foi Santo Expedito
Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.
Ele levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou "cras....! cras....! cras....!" palavra latina que quer dizer: amanhã...! amanhã...! amanhã...!, isto é deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!
É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.
No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios e dificuldades da vida. Conhecido como "o santo das causas urgentes".