Escassez de chuvas preocupa agricultores do interior do Ceará

O reduzido volume de chuvas registrado nas regiões do Sertão Central e Jaguaribana, tem sido motivo de preocupações para os agricultores, que já presenciam perdas na lavoura e impossibilidade de plantio em alguns municípios. Milhã, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Senador Pompeu, são algumas das localidades onde o índice pluviométrico sequer atingiu o percentual de 10% do esperado para esse período.

Em Solonópole, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Elizário Nogueira, a situação é péssima, e apenas 2% dos agricultores fizeram plantio de milho e feijão mas mesmo assim perderam todo o cultivo.  “As chuvas são poucas e isoladas, mas vamos esperar que melhore em abril”.

Outra situação preocupante é no município de Milhã. Lá a terra permanece seca. "Cerca de 90% das áreas agricultáveis ainda não foram cultivadas porque não choveu na terra", avalia Mairton Batista, presidente do Sindicato rural.   

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem