A situação de chuva no Cariri gera um clima de preocupação. Alguns municípios, como Crato e Juazeiro receberam mais chuvas, já o restante da região choveu menos que o esperado. A análise é do coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), o sindicalista Chico Alves. Para ele, na maioria dos municípios caririenses já se pode confirmar que há um quadro de seca.
“Podemos citar como exemplo Jardim. Choveu alguns dias em março e isso animou os trabalhadores. Mas essa chuva parou. Hoje Jardim já pode ser considerado um município com seca total”, afirma.
Outra situação preocupante vivem os trabalhadores do Cariri Oeste. “Em Campos Sales e Araripe a situação está muito difícil. As chuvas foram abaixo da média e a produção pode ser perdida”, conclui. Para Chico Alves, se os governos não tomarem medidas emergenciais, efetivas, e sem burocracia pode acontecer de nos próximos oito meses falta alimento para os trabalhadores, para os animais e termos escassez de água.
Amanhã, a Fetraece reúne representantes de todas as regiões do Estado para discutir os problemas que vem afetando os trabalhadores e quais as soluções para a situação atual vivida. (O Povo)
Tags
REGIONAL