O prefeito do município de Tauá, Odilon Aguiar, assinou o decreto Nº 0410001/2012, datado de 10 de abril de 2012, declarando Situação de Emergência no município, em razão da estiagem.
O decreto, que tem um prazo de 180 dias, cita o resultado dos baixos índices pluviométricos que afetaram, de forma significativa, a zona rural do município, prejudicando as lavouras e o abastecimento d’água das famílias rurais.
O artigo 2º do decreto diz: “Confirma-se a mobilização da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no âmbito do município de Tauá, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec e autoriza-se a requisição de apoio técnico e logístico de toda estrutura administrativa municipal, direta ou indireta, objetivando a prevenção, o combate e o controle da estiagem”.
Por outro lado, o artigo 3º, do citado decreto, “Autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas aos desastres, e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.
Tags
REGIONAL