Prefeitura de Iguatu inicia as comemorações do Centenário do maestro Eleazar de Carvalho

A Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu realiza na próxima sexta-feira (20), às 17h, no auditório da CDL, sessão solene para o lançamento do Selo Alusivo ao Centenário do maestro iguatuense, Eleazar de Carvalho.  

O evento faz parte das comemorações do aniversário de 100 anos do maestro Eleazar de Carvalho, promovido pela Prefeitura de Iguatu. O prefeito Agenor Neto confirmou presença.

Se vivo fosse, Eleazar de Carvalho faria 100 anos no dia 28 de julho deste ano. Natural de Iguatu, ele tornou-se um dos principais nomes da música erudita no Brasil e no mundo. Nunca perdeu seu patriotismo.

Formado em composição e regência, fez carreira como diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica de Saint Louis, nos Estados Unidos, depois de ser assistente de Serguei Koussevitski em Boston, onde estreou em 1947 à frente da orquestra sinfônica da cidade, regendo a Sinfonia fantástica, de Berlioz. Em 1951, com a morte de Koussevitski, sucedeu-lhe na cátedra de regência em Berkshire, cargo que ocupou até 1965.

Entre suas composições incluem-se duas óperas, A descoberta do Brasil, levada à cena em 1939, e Tiradentes, em 1941. É autor ainda de Sinfonia branca, Guararapes, Iracema, Independência e A retirada da Laguna, sua obra mais famosa. Foi também membro da Academia Brasileira de Música. Eleazar de Carvalho morreu em São Paulo, em 12 de setembro de 1996.


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem