A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu nesta terça-feira que mais países façam parte da chamada Parceria para um Governo Aberto (Open Government Partnership), que tem o intuito de aumentar o combate à corrupção. Além disso, ela elogiou os esforços de Dilma Rousseff no combate a este tipo de crime no Brasil.
“Quero elogiar seu empenho e sua luta contra a corrupção, criando um padrão mundial. A corrupção mata e destrói o potencial dos países”, disse a secretária de Estado.
Para Hillary, várias medidas podem ser adotadas para ampliar os esforços de combate à corrupção e na busca por mais transparência. A secretária citou, por exemplo, a criação de legislações contra a corrupção, o fortalecimento da projeção da mídia e a criação de sites de redes sociais para que os cidadãos possam fazer seus relatos.
A norte-americana disse que as nações que não aderirem a esses esforços ficarão para trás, pois o mundo atual é o da globalização e integração. “Os governos que se escondem do público, que ignoram as aspirações dos povos, vão se tornar cada vez mais insustentáveis”, disse Hillary, no discurso de cerca de 15 minutos na abertura da 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto.
Tags
POLITICA