O município de Iguatu sediou nesta quinta-feira (12) o 15º seminário regional da campanha "Quem Cala, Consente - Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime". O evento é uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Ceará, por meio da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Credes.
O evento foi realizado no ginásio esportivo do Liceu de Iguatu e reuniu cerca de 400 estudantes dos 14 municípios ligados às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação - Credes de Iguatu e Icó.
A presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembléia, deputada Bethrose (PRP), abriu o debate e falou da necessidade de sensibilizar a sociedade, no sentido de que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. "Os estudos mostram que na maioria das vezes, os casos de violência sexual, praticados contra as crianças, têm origem em pessoas com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar. Por isso nós reforçamos a importância de deixar esse alerta à sociedade, para que aprenda a identificar o abuso", disse.
Durante o seminário houve palestra com a escritora Helena Damasceno, que explicou as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, e mudanças de comportamento das vítimas do abuso e os meios de denunciar.
A secretária de Educação do município de Iguatu, Benildes Uchoa ressaltou a importância dos órgãos fiscalizadores, e afirmou que todas as escolas do município possuem um sistema de monitoramento para acompanhar possíveis casos de abuso sexual e suas formas diversas. “Nós temos uma comissão nas escolas que monitora a mudança de comportamento dos nossos alunos, e quando constatada, nós acionamos o Agente da Educação, que passa a acompanhar a criança ou o adolescente em seu próprio lar, no sentido de identificar as causas e fatores de tais mudanças”, disse Benildes Uchoa.
Ao final do seminário foram criados grupos de trabalho das escolas participantes de vários municípios ligados às Credes de Iguatu e Icó, para elaboração de planos estratégicos de combate à violência sexual em cada comunidade.
Participaram ainda dos debates as seguintes autoridades: promotor de Justiça de Iguatu, Aureliano Rebouças Júnior; coordenador da 16ª Crede, Antonio Roberto Araújo; os delegados de Lavras da Mangabeira, Arlete Oliveira, e de Acopiara, Marciliano Ribeiro; a coordenadora da Crede 17, em Icó, Maria Aparecida Lima, vereadores, secretários, conselheiros tutelares e autoridades da região.
Redação: Luiz F. de Vasconcelos
Com informações da Assembléia Legislativa do CE