Iguatu recebeu nesta quarta-feira (23) a visita de duas técnicas da Fundação Abrinq para conclusão do processo de avaliação, que concedeu ao prefeito Agenor Neto, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. A visita técnica é um dos últimos estágios para avaliação das condições do gestor municipal em concorrer à categoria Destaque Nacional, instituído pela fundação paulista.
O município aderiu ao programa em 2009 e desde então vem trabalhando no sentido de consolidar políticas públicas de garantia de direitos, sobretudo, para atendimento à primeira infância. Para esta etapa somente os municípios que apresentaram evolução significativa nos indicadores presentes no Mapa Programa Prefeito Amigo da Criança, bem como cumpriram os prazos e critérios estabelecidas pelo Programa é que receberam a visita técnica.
Durante todo o dia, as técnicas da Abrinq Letícia Souto e Andresa tiveram a oportunidade de conhecer todo o aparelhamento que a Prefeitura de Iguatu coloca à disposição, com vistas à implementação das políticas públicas de garantia de direitos. “A nossa missão aqui em Iguatu é mais para ouvir do que falar. A gente passou quatro anos nesse programa, e desde o seu início percebemos a sua grande evolução e a cada ciclo se aperfeiçoa e está sempre se aprimorando. E como é bom chegar a esse momento e ver na prática tudo aquilo que nós preconizamos e que batalhamos para que essas ferramentas e propostas pudessem contribuir com o crescimento dessas ações nos municípios brasileiros”, disse a coordenadora da Abrinq, Letícia Souto.
Acompanhadas da secretária de Gestão, Célia Freitas, da secretária de Assistência Social, Gerlania Bezerra e das demais equipes que compõe a gestão municipal, as representantes conheceram os projetos, além de visitarem as principais estruturas de assistência social - Creas, Cras, Nica, Padin, Unidades do Programa Saúde da Família, concluindo com audiência com o prefeito Agenor Neto.
Redação: Luiz Vasconcelos