Mais um hospital público está ameaçado de fechar as portas no interior do Ceará. Funcionando há mais de 40 anos na cidade do Crato, o Hospital Regional Manuel Abreu atravessa uma grande crise financeira. A falta de verbas já reduziu o número de atendimentos, e se não fosse a ajuda dos sócios mantenedores, suas portas já estariam fechadas.
Os gastos com o funcionamento da unidade de saúde são pagos com recursos do SUS, que disponibiliza mensalmente, por meio do município, uma quantia mísera de R$ 75 mil, um valor insuficiente para a manutenção da estrutura física e pagamento do pessoal. E ainda tem o atraso no repasse dos recursos, deixando ao atendimento cada vez mais precário.
Para a atual gestão, um dos principais motivos que agravou a situação do hospital foi a não transferência das verbas que eram destinadas à casa de Saúde São Miguel para o hospital, por parte da prefeitura do Crato. Sem as mudanças nos repasses das verbas, diz a direção, foi necessário haver uma reorganização da estrutura física. Foram fechadas duas enfermarias e houve demissão de funcionários.
O hospital Manuel Abreu fica localizado no bairro mais populoso do Crato, o Seminário. Além da demanda da localidade, a unidade atende pacientes dos bairros Gisélia Pinheiro, Independência, Recreio, Vila Alta e também pacientes de estados vizinhos, como Pernambuco.
Tags
REGIONAL