Agricultores cearenses podem ser beneficiados com Medida Provisória

Os agricultores cearenses estão amargando prejuízos com a seca e esperam ajuda do Governo Federal, que preocupado com a situação, editou uma Medida Provisória e caso seja aprovada no Congresso Nacional, os agricultores vão poder renegociar as dívidas e voltar a ter crédito nos bancos.

A seca deste ano é a sexta mais grave das últimas quatro décadas. De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), os agricultores amargam 68% de prejuízo financeiro com a safra deste ano. Muitas famílias estão endividadas, e a situação se repete por outros estados da região. 

Na última quinta-feira (13) os deputados da bancada nordestina se reuniram com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT). Ela anunciou que por meio de uma Medida Provisória o governo vai renegociar as dívidas. O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) explicou os detalhes: "Renegociar todas as dívidas dos produtores rurais até R$ 100 mil reais. Nós vamos ter aí quase 96% de agricultores que vão ter acesso a essa renegociação", disse. 

Para o coordenador da Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Itamar Lemos, a medida é de muita importância. "As perdas estão beirando os 90 a 100%, então como é que o agricultor vai arcar com esse compromisso financeiro se ele não tem condições. Então se ele não conseguir prorrogar as parcelas da dívida e não conseguir um crédito emergencial para que melhore a sua capacidade de investimento na propriedade, ele vai ficar numa situação bastante difícil", disse.



Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem