Ibama realiza "Operação Migratorios" na região Centro Sul do Ceará



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou fiscalização na região Centro Sul do Estado, e em uma semana apreendeu mais de duzentas aves, armas de caça, armadilhas e veículos. Ainda foram presas seis pessoas na chamada Operação Migratórios.

Na última quinta-feira (31), durante uma operação no sítio Carrapicho, no Distrito de Alencar, em Iguatu, os agentes do Ibama conseguiram apreender em algumas residências, dezenas de marrecas, patos, avoantes e algumas espécies de pássaros. Os proprietários foram notificados a comparecerem à sede do Ibama em Iguatu, e respoderão pelo crime ambiental. A pessoa flagrada de posse de qualquer animal silvestre, ou praticando a caça ilegal pagará multa no valor de R$ 500,00 por animal.

A operação também foi desencadeada na zona urbana do município de Iguatu, resultando na apreensão de dezenas de gaiolas e passáros da fauna silvestre.

Segundo Rolfram Cacho Ribeiro, chefe de fiscalização do Ibama Ceará, a preferência dos caçadores nesse período é principalmente pelas avoantes, que estão em fase de reprodução. A iguaria é vendida muitas vezes em bares e para consumidores nas cidades do interior e até na capital. A unidade da avoante pode
chegar a R$ 0,50 dependendo da quantidade comercializada. E não diferente são as marrecas. Em um dos quintais foram encontradas mais de dez aves, e toda elas com as asas mutiladas para evitar que voltem para seu habitat natural. “Muita gente faz a caça, não para a subsistência, alimentação da família, e sim para a comercialização pra outras pessoas beberem com cachaça. Isso é crime”, disse Rolfran Ribeiro.

A operação do Ibama contou com a participação de fiscais de Iguatu, Fortaleza, Sobral e Brasília. Segundo o chefe do escritório do Ibama em Iguatu, Fábio Bandeira, essas aves muitas são soltas em áreas de criadores credenciados, outras são conduzidas até Fortaleza para o setor de Triagem do Ibama, onde são verificadas suas condições de readaptações ao ambiente natural.

Colaboração: Wandenberg Belém

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem