Senador Pedro Simon alerta para risco à legitimidade das instituições


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou hoje, em discurso no Senado, para a crise de legitimidade que ameaça as instituições no país e risco de descrédito sobre a própria democracia. Simon aponta como elementos que favorecem esse ambiente a condução da CPI do Cachoeira, que ainda não convocou o dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, e a proximidade do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), fatos esses aliados às denúncias de pressões políticas sobre o tribunal envolvendo o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do STF Gilmar Mendes, no encontro mediado por Nelson Jobim, ex-presidente da instituição.

"Venho denunciando a incursão do crime organizado na burocracia de Estado, na arquitetura do que se chama, comumente, de “Estado paralelo”. O que estes novos fatos denunciam à população brasileira é o risco de contaminação do próprio Estado, e não somente da sua burocracia. O que é muito grave", desabafa Simon.

Ouça trecho do discurso

Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem