A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira (18) a suspensão das vendas de planos e serviços de três das maiores operadoras de telefonia móvel do país.
A mais atingida pelas medidas foi a TIM Participações, cujas vendas de novos planos serão suspensas em 19 Estados, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Paraná.
No caso da Oi, a suspensão vale para Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. A Claro não poderá vender novos planos em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. A proibição vale a partir de segunda-feira (23) e vai durar até que as empresas apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores.
Cada estado terá apenas uma operadora com vendas suspensas.
Além das operadoras com vendas suspensas, CTBC e Sercomtel também terão que apresentar um plano de investimentos. As empresas que não cumprirem a decisão poderão ser multadas em 200 mil reais por dia.
Vivo, Sercomtel e CTBC não tiveram as vendas suspensas, mas terão que apresentar um plano de ação em 30 dias ou poderão também enfrentar suspensão.
Tags
NACIONAL
