Ministério Público suspende 'motojada' no interior do Ceará


O evento Motojada Gado dos Ferros, que traria a competição de gados sendo puxados por motocicletas, foi substituído pela competição de "motocross" ou "moto freestyle".

O evento  foi modificado com um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público do Ceará e os organizadores do evento, José Leandro Sousa de Oliveira e Francisco Claerton de Abreu Nascimento.

Caso haja descumprimento do acordo, os organizadores do evento estarão sujeitos a multa no valor de R$ 30 mil, a ser revertido inclusive, a caracterização, em tese, de crime ambiental, segundo o Ministério Público.

A festa está marcado para o dia 29 no Parque de Vaquejada Gado dos Ferros, em Palmácia, no limite com o Município de Pacoti, no Maciço do Baturité.

De acordo com o Ministério Público, iniciativa ocorreu após a instauração de um procedimento administrativo fundamentado numa representação da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) que alegou estar "em defesa e proteção da dignidade de animais”, que possivelmente poderiam vir a sofrer abusos, maus-tratos e sujeitos a atos de crueldade, por ocasião da realização do evento denominado por seus organizadores como "Motojada Gado dos Ferros".

Segundo o promotor de Justiça André Barreira Rodrigues, na competição, o animal bovino é incitado a correr para dentro de um cercado, popularmente conhecido como “pista de vaquejada”. O aninmal passa a ser perseguido velozmente por pessoa eque se acha na direção de uma motocicleta, até que possa ou venha a ser derrubado em faixa demarcada ao solo da pista, o que acontece mediante o manejo e impulsivo arrasto do rabo do animal, ensejando-lhe o desequilíbrio e tombo. (Fonte DN)


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem