O Partido dos Trabalhadores começa a trabalhar para a saída do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, durante a reforma ministerial da presidente Dilmar Roussef em 2013. O ministro é um dos possíveis candidatos à sucessão de Cid Gomes em 2014.
Reportagem do Estado de S. Paulo destaca que integrantes do PT cearense garantem que a presidente Dilma está muito "insatisfeita" com a performance de Leônidas à frente da pasta dos Portos. Sua eventual substituição vai acirrar ainda mais o clima de descontentamento dos Gomes com o PT.
Assim como os socialistas, o PT também pretende lançar candidato ao governo do Estado, rompendo uma aliança de quase oito anos. O nome da atual prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, é o mais lembrado para entrar na corrida estadual. Mas ela perdeu força dentro do partido após o fracasso de seu candidato, Elmano de Freitas, na eleição de domingo. "Foi um duríssimo golpe", diz o deputado José Guimarães (PT-CE).
O xadrez político da sucessão cearense não passa apenas pelo PT e o PSB. O PMDB também pretende lançar candidato ao governo estadual daqui a dois anos. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) aposta que seu nome contará com o apoio dos Ferreira Gomes.
Tags
REGIONAL