URCA realiza colação de grau para 90 formandos em Iguatu


Mais três turmas da Universidade Regional do Cariri (URCA), Unidade Descentralizada de Iguatu, receberam a outorga de grau. A solenidade foi presidida pela reitora Antonia Otonite Cortes. Noventa novos acadêmicos colaram grau, nesta sexta-feira (30), no Ginásio do Liceu de Iguatu, e estarão prontos para o mercado de trabalho nas áreas de Direito (35), Enfermagem (35) e Educação Física (20). Muitas autoridades marcaram presença, além dos familiares dos formandos. As dependências do ginásio ficaram lotadas.

Para o decano da turma de formandos do Curso de Direito, jornalista Honório Barbosa, de 52 anos, a espera valeu a pena. Ele fez questão de ressaltar as dificuldades enfrentadas no decorrer do curso, mas que agora, já formado, o objetivo será a sua aprovação no exame da OAB. "No início da Faculdade, pensei que iria demorar muito. Os cinco anos do curso davam uma sensação de ser o dobro. Quando a gente vai ficando velho o tempo passa mais rápido. Hoje estou conseguindo a minha segunda formatura. A primeira foi em Jornalismo, na UFC, em 1986. Apesar do avanço da idade, sinto os mesmos sentimentos dos jovens: o peso da responsabilidade, indecisões, incertezas do por vir. E uma imensa alegria que só a gente sabe explicar. Para quem termina Direito, um novo desafio: a aprovação no exame da OAB. Então, agora é arregaçar as mangas e começar essa nova batalha de estudos preparatórios. Será que conseguirei? Por fim, obrigado aos professores, colegas de turma, amigos, parentes e, sobretudo, a Deus", disse.

Jornalista e agora Bacharel em Direito, Honório Barbosa, sendo cumprimentado pelo prof. Ivo Ferreira.
De acordo com o professor Ivo Ferreira, diretor da URCA em Iguatu, esse é um momento importante para qualquer estudante quando recebe a incumbência de exercer suas funções através do conhecimento adquirido na faculdade. Ele enfatizou a necessidade de uma nova estrutura para a universidade e falou da expectativa da comunidade acadêmica para as novas instalações que estão sendo construídas, e que brevemente serão entregues à população de Iguatu.

O vereador e prefeito eleito de Iguatu, Aderilo Antunes Alcântara, agradeceu a sua escolha como patrono das turmas, e disse que como futuro do gestor do município, vai continuar lutando para manter boas parcerias com a Universidade do Cariri, pois reconhece a sua grande importância para o desenvolvimento da região do Cariri e do Centro Sul, com o funcionamento da Unidade Descentralizada de Iguatu. “Fico muito feliz pela oportunidade em representá-los como patrono da turma, e estamos aqui de braços abertos para que possamos continuar o trabalho de fortalecimento da universidade do Centro Sul, procurando ampliar a quantidade de vagas, trazendo novos cursos, criando assim mais oportunidades para os nossos jovens que buscam o acesso ao ensino universitário”, disse.

Vereador e prefeito eleito de Iguatu, Aderilo Alcântara foi escolhido patrono das turmas
Durante o seu discurso, a reitora Otonite Cortez afirmou que o desafio para os acadêmicos é muito grande agora que eles estão fora da universidade, e terão que enfrentar novos rumos dentro da profissão que cada um galgou. Para ela a universidade está cumprindo com a sua missão que é formar cidadãos, profissionais comprometidos com o conhecimento e que agora estarão prontos para encararem esse novo mundo além dos muros da universidade. “Nesta solenidade a Universidade do Cariri cumpre mais uma vez com seu papel de formar quadros de nível superior para a região Centro Sul cearense. Vocês todos estão preparados e preparadas para a construção do progresso material e social, defesa da vida, do direito e da justiça, para cuidar da saúde e bem estar das pessoas, atuar nas áreas econômicas, e os educadores físicos para trabalhar especialmente na educação básica”, ressaltou a reitora.

Redação: Luiz F. Vasconcelos
email: iguatunoticias@gmail.com


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem