Na manhã de ontem, o Governo do Estado, por meio da Secretária das Cidades, assinou a ordem de serviço para a segunda etapa da construção do Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Sítio Barro Branco, distrito de Muriti, no Crato. Após duas paralisações, a obra deverá ser concluída em um prazo de 90 dias. Ao todo, estão sendo investidos R$ 946,8 mil. O recurso destinado ao turismo é proveniente da Secretária das Cidades, responsável pela execução dos serviços, com intervenção do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
A obra teve início em 2009, mas sofreu um embargo do Ministério Público Estadual (MPE), sob a justificativa que o município não tem perfil religioso e evocando o Estado Laico. Porém, após análises feitas por desembargadores, o Tribunal de Justiça do Estado autorizou a construção que foi retomada pelo Governo do Estado.
Entretanto, a construtora Projesul, ganhadora da licitação pública e que iniciou a obra, abriu falência e abandonou o trabalho. Foi necessário anular todo o processo. Até a realização de uma nova licitação, passaram-se cinco meses.
Agora, a estátua será produzida pela empresa JMD Construções Ltda. Participaram da solenidade da ordem de serviço, realizada ontem, o secretário das Cidades, Camilo Santana, o superintende do DAE, Quintino Vieira, o diretor da construtora, Meton Diógenes, além do deputado, Ely Aguiar.
O monumento
O monumento está sendo produzido em fibra de vidro e terá pintura automotiva com proteção em resina. No mesmo local será erguido um mirante com dois pavimentos, incluindo banheiros e 226 metros de guarda corpo.
A estátua medirá ao todo 35 metros de altura, ultrapassando os 28 metros da imagem do Padre Cícero, localizada na colina do Horto, em Juazeiro do Norte. A expectativa é que a imagem de N. Senhora de Fátima impulsione o turismo religioso no Cariri, gerando emprego e renda para a população do Cariri.
Tags
REGIONAL