Durante audiência pública realizada na manhã de hoje (18), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, os deputados federais e estaduais se mostraram preocupados com a situação dos municípios cearenses com a estiagem. Na ocasião, foram discutidas ações de combate aos efeitos da seca. O evento, que contou com lideranças políticas e do setor produtivo, foi realizado pela Comissão de Agropecuária e Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto).
O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado José Nobre Guimarães, apontou a perfuração de poços como a saída para a falta da água e destacou a necessidade de forragem para salvar o rebanho. “A bancada federal do Ceará vai se reunir com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para discutir o assunto”, adiantou.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), acredita que falta ao Brasil planejamento de todos os governos e entidades, e defendeu a realização de debate sobre o destino das águas do rio São Francisco, que se limitará ao consumo humano e indústrial, não abrangendo os perímetros irrigados.
No final do encontro, foi entregue à bancada federal documento contendo propostas de projetos e ações de segurança alimentar animal no Estado do Ceará, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
O deputado Hermínio Resende (PSL), presidente da Comissão Agropecuária, pediu uma mobilização da bancada federal no sentido de sensibilizar a presidente Dilma Rousseff para que libere, por meio de Medida Provisória, 140 mil hectares de terra no Nordeste a fim de serem utilizadas para a produção de ração animal. “É possível produzir leite em grandes quantidades, desde que tenha alimentos para nosso rebanho”, argumentou.
Além dos deputados estaduais, estiveram presentes ainda os deputados federais Eudes Xavier (PT-CE), José Airton Cirilo (PT-CE), Gorete Pereira (PR); o coordenador da bancada federal cearense, deputado federal Antonio Balhman; e o presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Tags
REGIONAL