Nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, a missa com imposição das cinzas será celebrada em todas as igrejas católicas. Na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, em Iguatu, a celebração teve início logo cedo, às 6h, pelo pároco local, padre Afonso Queiroga.
"Convertei-vos e credes no Evangelho”. Essas são as palavras que os padres dizem ao colocar as cinzas,relembrado a finitude do ser humano: “Tu és pó”. As cinzas utilizadas são dos ramos queimados de folha de palmeira que sobraram do Domingo de Ramos do ano passado, seguindo um costume que remonta ao século XII. A benção e a imposição da cinza tem lugar dentro da Missa, após a homilia.
Essa celebração marca o início da Quaresma, que é o retiro espiritual das comunidades Cristãs, se preparando para celebrarem o acontecimento maior da fé: a ressurreição de Jesus, e também o lançamento, para os fiéis, da Campanha da Fraternidade 2013, que este ano tem como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Com esse tema a igreja deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentado-lhes o Evangelho como sentido de vida, e, ao mesmo tempo, como missão.
O simbolismo da cinza
1. Condição fraca do homem, que caminha para a morte;
2. Situação pecadora do homem;
3. Oração e súplica ardente para que o Senhor os ajude; Ressurreição, já que o homem está destinado a participar no triunfo