As obras de transposição do Rio São Francisco foram retomadas no início desta semana, no município de Jati, a 526 km de Fortaleza. As máquinas do Governo Federal já trabalham no primeiro lote da transposição do território cearense. Depois de meses paralisada a obra recomeçou.
O diretor de recursos hídricos de Jati, Juarez Nogueira Filho, afirma que os trabalhos estão em lentos. “Mesmo com a volta das obras, elas caminham lentamente. O que é ruim para o Estado. Acredito que não tenha 100 pessoas trabalhando lá", afirmou o diretor.
O trecho da obra faz parte do eixo norte da transposição do Rio São Francisco. O extremo sul do Ceará é um local estratégico. O reservatório de Jati é o primeiro que vai receber as águas do Rio São Francisco. A transposição deveria estar pronta desde o ano passado. No entanto, o prazo aumentou para três anos e o valor das obras cresceu 80%.
O projeto básico orçado em R$ 4 bilhões já ultrapassa a casa dos R$ 8 bilhões. Segundo o Ministério da Integração Nacional a previsão, é que a obra seja concluída em setembro de 2014 ou janeiro de 2015.
(G1)
Tags
REGIONAL