Explosões matam 50 em aniversário de invasão do Iraque


O aniversário de 10 anos da invasão que derrubou o ditador Saddam Hussein no Iraque foi marcado por atentados que mataram pelo menos 50 pessoas e deixaram mais de 160 feridos. Nesta terça-feira, em Bagdá, foram registrados ataques com carros-bomba e uma explosão suicida em bairros xiitas e também ao sul da cidade.

Ataques com carros-bomba mata pelo menos 50 pessoas no Iraque.

Uma fonte da polícia local disse à Agência Efe que 17 carros-bomba explodiram nos bairros Kazamiya, Cidade de Sadr, Nova Bagdá, Huseiniya e Zafaraniya, na capital. Uma das explosões ocorreu perto da Zona Verde, sede do governo iraquiano. Além dos veículos, um homem-bomba dirigindo um caminhão atacou uma base da polícia ao sul de Bagdá. "Estava dirigindo o meu táxi e, de repente, senti meu carro balançar. A fumaça estava por todo o lado. Vi dois corpos no chão. As pessoas estavam correndo e gritando em todo lugar", disse o taxista Al Radi à agência de notícias Reuters.

Autoria

Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelas explosões. No entanto, acredita-se que a autoria dos atentados seja do Estado Islâmico do Iraque, braço iraquiano ligado à Al Qaeda. Eles juraram recuperar o território perdido na guerra contra as tropas americanas, que invadiram o país em 2003 ao lado de outros países ocidentais.

(Veja.com)



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem